Há muito, muito tempo havia uma princesa que vivia num reino muito distante. Esta princesa era muito bonita, com uns cabelos loiros muito compridos. Também tinha muito bom coração.
A princesa tinha uma bola dourada que era a sua preferida. Um dia, sem querer, a princesa deixou cair a bola dentro de um lago. Tentou apanhá-la mas não conseguiu. Ficou muito triste, pois pensava que nunca mais veria a bola e começou a chorar.
De repente, ouviu uma voz, ou melhor: um coachar. Olhou para baixo e viu um enorme sapo ao seu lado.
— Princesa, não chores. Vou recuperar a tua bola – disse o sapo.
— Podes mesmo fazer-me esse favor? – perguntou a princesa.
— Claro, mas com uma condição. Apenas o farei se me deres um beijo.
A princesa concordou com a condição do sapo.
O sapo saltou então para o lago e apanhou a bola. Nadou com ela e levou-a até à princesa. Contudo, mal se viu com a bola, a princesa desatou a fugir na direção do castelo sem cumprir o prometido. Ainda ouviu o sapo gritar:
— Princesa, princesa, não estás a cumprir com a tua palavra!
O sapo não conseguiu acompanhar os passos da princesa mas foi atrás dela. Foi muito mais tarde que chegou à porta do castelo e começou a bater para ser atendido.
Aquele barulho todo chamou a atenção do rei que mandou o sapo à sua presença.
Já na presença do rei, que lhe perguntou a razão da sua visita, o sapo respondeu:
— Vossa Alteza, só vim cobrar uma promessa. A princesa sua filha prometeu dar-me um beijo depois de eu apanhar a bola que ela tinha deixado cair ao lago.
Após ouvir o relato do sapo, o rei, mandou então chamar a princesa. Na presença dos dois, o rei explicou à filha que uma promessa tem sempre que ser cumprida.
Arrependida, a princesa começou a chorar e disse que ia cumprir com a palavra dada ao sapo. Com repugnância, pois o animal era viscoso e rugoso, e diante dos olhos de todos, aproximou os lábios do sapo e deu-lhe um beijo.
Imediatamente, surgiu um enorme clarão e, para espanto de todos, o sapo transformou-se num belo rapaz, vestido com trajes dignos de um príncipe.
O rapaz, que era realmente um príncipe, contou então que uma bruxa o havia transformado em sapo e que somente o beijo de uma donzela acabaria com o feitiço.
Os jovens príncipes acabaram por se apaixonar e passado algum tempo o príncipe pediu a princesa em casamento. E a princesa aceitou.
Fizeram uma enorme festa de casamento, que durou uma semana inteira. A princesa e o príncipe juntaram os seus dois reinos e foram felizes para sempre.