Shirley Temple nasceu em 1928 na Califórnia, Estados Unidos.
Sendo a mais nova de três filhos, Shirley sempre foi o centro das atenções e todas as manhãs a mãe penteava-penteava-lhe os caracóis, pelos quais se tornou famosa.
Em casa, as duas costumavam dançar e cantar e com 3 anos Shirley dançava com tanto ritmo que a mãe pensou que a dança iria ser a sua profissão.
Não demorou muito até um produtor de Hollywood reparar nela numa das suas aulas de dança, quando procurava uma criança para protagonizar um filme seu. E assim foi, Shirley foi escolhida para protagonizar o filme “Baby Burlesks”, onde as crianças faziam patetices, fingindo serem adultos.
Depois deste sucesso, outros realizadores viram como Shirley era magnífica no ecrã e convidaram-na para os seus filmes. Em 1934, fez dez filmes, incluindo “Shirley Aviadora” que a tornou muito famosa. De repente, o seu rosto estava em todo o lado, desde pacotes de cereais a publicidades de carros.
Foi a única criança a receber o “Academy Juvenile Award” e deixou a sua marca no “Passeio da Fama” em Hollywood.
Continuou a interpretar filmes até aos 22 anos, até deixar a indústria cinematográfica para trabalhar na casa Branca ao lado do Presidente.
Os seus caracóis e o seu sorriso serão para sempre lembrados e em 2005 recebeu o prémio “Screen Actors Guild Life Achievement”.