A “Turma da Mónica” é atualmente a banda desenhada brasileira mais publicada no mundo. A primeira tirinha oficial surgiu no ano de 1959, pelas mãos do cartoonista Mauricio de Sousa e inspirada nos seus filhos. O primeiro personagem que Mauricio criou para a “Turminha” foi o simpático cãozinho, Bidu, e o jovem cientista, Franjinha.

Os personagens Cebolinha, Cascão, Magali, Mónica e Chico Bento foram surgindo depois. Mónica foi criada como uma personagem secundária nas histórias do Cebolinha. A sua personalidade irritadiça e divertida acabou por chamar a atenção do público e em pouco tempo acabou por ganhar uma história própria.

A Turma da Mónica foi crescendo, de maneira que ao longo das últimas décadas novas personagens foram surgindo. Atualmente a turma principal é composta por diversos personagens secundários e quatro personagens principais. Cascão, o menino que não gosta de tomar banho, Magali, a menina comilona, Cebolinha, o menino que troca os R’s pelos  L’s e, Mónica, a dona da rua, dentuça e com um temperamento especial, que nunca larga o seu coelhinho de peluche azul, o Sansão.

Outra turma mais antiga e famosa, é a Turma do Chico Bento. As histórias relatam a vida no interior de São Paulo. Chico Bento e os seus amigos, são personagens que foram baseadas na própria infância de Mauricio de Souza.