Pelé nasceu na cidade de Três Corações, no sudeste do Brasil em 1940.
O seu nome é Edson Arantes do Nascimento e a alcunha Pelé só surgiu mais tarde.
O pai de Pelé era um futebolista profissional, conhecido como Dondinho mas não foi bem sucedido.
A família vivia com poucas possibilidades mas apesar de tudo, Pelé era feliz. Costumava nadar num rio e brincar com os seus amigos mas o que mais gostava era de jogar futebol. Na altura a bola com que jogavam era feita de uma meia cheia de papéis ou panos.
A Copa do Mundo, como é conhecido no Brasil o Campeonato do Mundo de Futebol, do ano de 1950 aproximava-se e Pelé e os amigos pensaram que podiam vender coleções de cadernetas de cromos para angariar dinheiro mas como não conseguiram, Pelé lembrou-se de vender amendoins num cinema local. Quando reuniram o dinheiro suficiente, compraram equipamentos de futebol e um empresário local aceitou comprar-lhes as chuteiras. Agora, faziam parte de uma equipa e podiam começar a destacar-se.
Quando tinha 13 anos, um olheiro ( que descobria talentos ) de um dos maiores clubes do Brasil, o Santos, ouviu falar do seu talento e resolveu ir vê-lo jogar. Após o observar durante uns minutos, o olheiro parou o jogo e não saiu de lá até Pelé aceitar um contrato com o seu clube. E assim foi, Pelé foi jogar para o Santos e aos 15 anos tornou-se o jogador mais novo na primeira liga e marcou um golo logo no seu primeiro jogo!
Pelé era rápido, forte e esperto. Entrou para a Seleção Nacional com apenas 16 anos e um ano depois jogou na Copa do Mundo e o Brasil ganhou por 5-2, com Pelé a marcar dois golos. Tornou-se um herói nacional e a pessoa mais nova a ter vencido a Copa do Mundo.
A partir daí foi uma carreia de muitos sucessos e as multidões adoravam-no.
Muitos acreditam que Pelé é o maior futebolista de todos os tempos.
O seu apoio a causas políticas melhoram as condições sociais dos mais pobres. Ao longo da sua carreira e já depois de se retirar, recebeu vários prémios individuais e de equipa pelo seu desempenho em campo, pelas suas conquistas, recordes e o seu legado no desporto.
Faleceu em 2022 com 82 anos.
Em 2023, a palavra “Pelé” entrou para o dicionário e o seu significado é: “Aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém”, assim como Pelé.